terça-feira, 25 de maio de 2010

Proteína - Whey Protein

Muitas pessoas que treinam com o objetivo de ganhar massa muscular procuram utilizar suplementos para auxiliar nos resultados. Um dos suplementos mais utilizados para este fim é a proteína, então vamos falar um pouco do Whey Protein, que é um dos lideres de comercialização para praticantes de atividade física regular.

O Whey Protein é um suplemento alimentar constituído de proteína extraída do soro do leite, é um alimento muito nobre e essencial para atuar no tecido muscular, proporcionando hipertrofia e conseqüentemente aumento de força.

Mas como funciona?

Quando você realiza qualquer tipo de atividade física que exija um certo desgaste muscular, proveniente de contrações musculares de grande intensidade ou até mesmo contrações seqüenciadas por um longo período, as fibras musculares sofrem pequenas lesões pelo esforço de deslizamento e entre si. Neste caso estas “micro lesões” (que normalmente nos faz sentir aquela dorzinha no dia seguinte do treino) são responsáveis pelo crescimento muscular através da reconstituição do tecido, que estimula a produção de novas fibras fazendo com que o músculo tenha melhor capacidade de contração (mais força/potência/resistência). As proteínas são substâncias essenciais para auxiliar a reconstrução muscular, elas agem diretamente no tecido muscular otimizando o processo de hipertrofia das células, proporcionando o aumento do volume muscular. Especificamente o Whey Protein possui alto valor biológico e por ser constituídos por aminoácidos essenciais para atuar nas inflamações musculares acabam sendo muito bem aproveitados. Pensando em aquisição de nutrientes para reconstrução muscular podemos considerar que também conseguimos a proteína por meio da ingestão de carnes, frango, ovos, etc., a grande vantagem de ingerir o Whey Protein é que você consegue o nutriente que precisa só que livre de gorduras, assim o aproveitamento é maior e sem contar que a digestão é muito mais rápida (facilitando a absorção).

Observando todo este processo (bem resumidamente) explicado acima, não nos resta dúvidas de que o Whey Protein deve ser consumido sempre PÓS TREINO... Se conseguir consumir em até 15 minutos após o treino é melhor ainda, pois é neste período que os receptores das células musculares estão mais propícios à absorção, otimizando o aproveitamento. Se você tomar antes de treinar pode perder boa parte do aproveitamento e também acabar consumindo parte dos nutrientes como fonte de energia.

Bom galera, agora falando um pouquinho das marcas...

Já tomei o 3Whey da Probiótica e tive bons resultados, tomo sempre no sabor chocolate e desta marca o sabor é muito bom, também tive bons resultados com o 100% Whey da Nutrilatina, o sabor é muito bom e notei bons resultados também.

No começo do ano passado tinha tomado uma importada chamada Mega Whey, não recomendo, pois não observei bons resultados e sem contra que apareceu um pouco de espinhas nas costas e nos braços.

Atualmente estou tomando o 3Whey Protein da Body Action (exatamente este da imagem acima), comprei um pote com 2,225 kg e estou tomando desde o dia 10/05/2010, gostei do sabor... sobre os resultados ainda é cedo pra dizer... rss

Pra falar a verdade eu queria mesmo era tomar o ISO-PRO da Probiótica, mas pelo preço resolvi tomar por mais um tempo só o Whey, a próxima vez vou experimentar.. daí posto os resultados.

Espero ter ajudado a entender um pouco sobre este suplemento.

Bons treinos !!!!

Abraços

Um comentário:

  1. OLá Rodrigo, muito bom seu texto, eu sempre tomei Whey após o treino seja ele de musculação ou corrida, eu tenho um amigo que vende Whey da marca Wilmar o preço de 1kg é bem acessivél, sempre compro dele, é Mara mesmo...
    Bons treinos...
    www.marleemove.blogspot.com

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