segunda-feira, 21 de junho de 2010

BCAA

Salve galera! Depois de algum tempo sem escrever, estou de volta com um pequeno texto que a minha amiga Professora Bárbara Dainese escreveu sobre o BCAA. Como ela já trabalhou com vendas de suplementos pedi para ela dar esta contribuição, considerando é claro que a Bárbara também é uma professora especializada em treinamento que eu confio muito. Obrigado Dainese!

Aproveitem!

O BCAA é um suplemento que contém aminoácidos de cadeia ramificada que o nosso corpo não consegue produzir. Esses BCAA´s são muito importantes na constituição da massa muscular, pois representam até 35% da mesma.

Durante o treino a musculatura precisa de nutrientes para realizar o trabalho de contração. Se esses nutrientes faltam no nosso organismo os aminoácidos presentes no musculo começam a ser utilizados para suprir a demanda de energia, mas isso significa perda de massa muscular (catabolismo).

Se o BCAA for utilizado no treino ele impede que o nosso organismo utilize os aminoácidos do musculo e, ao invéz disso, passa a utilizar os BCAA´s do suplemento ingerido. Assim, continuamos a sintetizar proteínas sem entrar em catabolismo.

Os BCAA´s também auxiliam na recuperação muscular pós treino.

Para as pessoas que tem como objetivo o emagrecimento, o BCAA pode ajudar nessa processo evitando que o individuo perca massa magra, o que normalmente ocorre com treinos aeróbicos combinados com dietas (receita basica para quem busca perder gordura). Manter e até mesmo ganhar massa magra durante o processo de perda de gordura, significa emagrecer com qualidade.

Escrito por: Bárbara Dainese

6 comentários:

  1. Muito bom o texto Rodrigo, esses dias mesmo perguntei pra voce sobre o BCAA.

    É ideial começar a tomar o BCAA depois de meses de academia(uns 6 meses) ou assim que eu sair da fase de adaptação já posso tomar?

    Valeu

    Leonardo Nista
    #corroporcorrer

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo bom dia eu faço uso do BCAA e ajuda muito mesmo ainda mais para quem faz longas distâncias como eu, nos meus treinos eu tomo 2 antes e depois a cada uma hora mais 2 e no final do treino mais 2...Não sei se vc corre longas distâncias mais peça a sua amiga Márcia para fazer uma matéria para vc por aqui também no seu blog sobre as pastilhas ELECTRO + + da Nutrilatina, pois também é um produto muito bom que também estou fazendo uso.

    Um abraço e boas corridas,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Eu uso L-carnitina e tem me feito muito bem, sinto que a recuperação é melhor depois de treinos dificeis e senti a distribuição de gordura no corpo mudar drasticamente para melhor claro...
    Bjinhos
    JU

    ResponderExcluir
  4. legal o post, rodrigo!

    como pretendo aumentar a quilometragem nas corridas, vou voltar a usar!

    ResponderExcluir
  5. Repondendo a pergunta do Leo: Não tem contra indicação para tomar logo após o período de adaptação. Ele ajuda muito na fase de RML (resistencia muscular localizada) também.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rô! Gostei muito de contribuir para o seu blog! Sempre que precisar pode contar comigo!
    Abração!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar no meu blog!

Volte sempre!