quinta-feira, 24 de junho de 2010

Plataforma Vibratória

Estes dias eu recebi um e-mail da minha irmã, me perguntando se eu já ouvi dizer ou se tinha informações sobre “uma tal de Plataforma Vibratória”. Ela dizia no e-mail que a colega de trabalho dela havia comprado uma e que nas clínicas de estética 8 sessões custavam 200 reais, enfim, notei algumas conspirações a favor desta nova máquina e resolvi pesquisar um pouco mais sobre.

Descobri que esta plataforma tem todo um designe tecnológico, com um painel semelhante ao das esteiras elétricas (só que mais moderno ainda) e com uma base de uns 80 cm que provoca vibrações mecânicas verticais e/ou horizontais.

Então é o seguinte: sugere-se que o indivíduo se posicione com alguma parte do corpo na base vibratória (dependendo do grupo que deseja trabalhar) e conforme a posição corporal a vibração da plataforma estimula a contração muscular de forma constante de alguns grupos musculares.

Poxa, mas qual é o fundamento?

Bem andei pesquisando e descobri que esta plataforma foi inventada há uns 50 anos, a principio, pelos russos que tiveram a intenção de melhorar as condições físicas dos astronautas antes de embarcarem em uma missão e também servir de alternativa para estes astronautas se exercitarem no espaço, visto que os pesquisadores notavam uma perda de massa muscular significativa e também um enfraquecimento dos ossos dos astronautas pela ausência da gravidade. Enfim, acabaram descobrindo que a tal plataforma deu conta do recado e ainda apresentou ganhos de força e massa muscular em alguns indivíduos. Então, resolveu-se aplicar o tal treinamento em atletas para competições e logo ficou famosa pelos “resultados apresentados”, ganhando adeptos por todo o mundo.

Até que um belo dia a Madona resolveu dizer que mantinha a forma física treinando com esta plataforma vibratória na casa dela... Daí acabou virando uma febre em academias, clínicas de estéticas, reabilitação, entre outros. Li até que algumas famosas aqui do Brasil fazem uso, como: Juliana Paes, Débora Seco, etc.

Bem, diante de tantas informações novas pra mim, que estou acostumado com treinamentos mais tradicionais, comecei também a questionar profissionais que tenho contato para tentar copilar o máximo de informações sobre este produto. Entre opiniões de diversos professores e alguns artigos científicos que tive acesso, conclui que:

1 É muito provável que o resultado seja mais evidente em indivíduos destreinados do que a otimização de treinos de quem já possui o hábito de se exercitar – Exemplo: Uma pessoa que nunca teve o hábito de se exercitar e começa utilizar esta plataforma logo percebe a melhora cardiovascular nos membros periféricos, a melhora da tonificação muscular, a diminuição de medidas, a melhora na disposição, entre outros benefícios. Já quem tem o hábito de se exercitar periodicamente, o uso deste equipamento pode servir como uma alternativa para variar o treino e, até de certa forma potencializar o esforço feito, mas o resultado não é tão evidente.

2 Por meio de testes de eletroneuromiografia foi constatado que a contração muscular é estimulada sim pelas vibrações oriundas do equipamento, mas para resultados hipertróficos (ganho de massa muscular) com certeza a utilização da sobrecarga é fundamental.

3 Observando depoimentos é grande o índice de apontamentos de melhoras nos quadros de celulites. Talvez pela ação vibratória que estimula a circulação sanguínea nos locais onde o acúmulo de tecido adiposo (gordura) está mais evidente.

4 IMPORTANTE: Notei que vários testes foram feitos para testar a eficácia deste equipamento, porém, todos feitos em indivíduos “normais”, ou seja, não testaram em pessoas com patologias cardíacas, posturais, osteomusculares, oftalmológicas, etc. Portanto, deixo aqui minha opinião de avaliar criteriosamente quais são suas condições físicas antes de se aventurar com esta nova modalidade.

Sinceramente, não sei como uma hérnia pode reagir à uma intensidade de vibrações como estas que são oferecidas pelo equipamento... não sei como uma pessoa que tem problemas na retina podem se comportar com esta prática... por fim... a avaliação deve ser bem personalizada para estabelecer aptidão ao treinamento com esta plataforma vibratória.

Agora vamos às marcas:

Pelo pouco que pesquisei, incontestavelmente a Plataforma da Power Plate é uma das marcas mais TOP da modalidade... Só não ficou muito claro se a marca da plataforma é Power Plate ou se é o nome do programa de treinamento, de qualquer forma.. é bem caro.
Como minha irmã está com a intenção de comprar esta plataforma, acabei chegando em duas marcas acessíveis e presentes em muitos sites e lojas:

- Jonhson
- KIKO’S

O problema é que a Jonhson está em muitas lojas e sites de lojas, mas não encontrei o site oficial da marca, então achei meio complicado comprar sem conhecer onde fica a fábrica, como funciona a garantia, as assistências técnicas autorizadas, etc.

Já a KIKO’S, apesar de ser um pouco mais cara, tem um site com informações sobre os produtos e até um televendas. Eu mesmo liguei lá pra adquirir mais informações e o vendedor me pareceu bem seguro e com conhecimento técnico sobre o produto.

Bom pessoal, foi até aqui que cheguei com minha pesquisa. Caso alguém tenha mais informações sobre a Plataforma Vibratória mande-me contribuições para publicar no blog.

Abraço a todos.

6 comentários:

  1. legal rodrigo! que pesquisa!

    não conhecia esse aparelho, também, eu gosto mesmo é de exercitar correndo pelas ruas;)

    de todo modo, pode ser uma alternativa aos aparelhos tradicionais de academia, e mesmo aos que as pessoas costumam ter em casa (esteira, bicicleta...)

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo!!!

    Primeiro queria te agradecer pela contribuição no meu post. É assim que funciona, né! Origada e esteje a vontade para contribuir sempre que quiser.

    Quanto esta plataforma, já tinha visto mas não me convenci... nada como puxar um ferro! Prefiro o jeito tradicional desde sempre!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post Rodrigo...
    eu não posso dar pitaco sobre a plataforma nunca utilizei e tbm nunca falei com alguem que tenha usado...
    mas se a material girl disse tá falado..hehehe...
    Bjinhos
    JU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,
      Parabéns! Acredito que seja uma pessoa bem informada, mas o carinho e atenção que dispensou ao assunto por conta de sua irmã me surpreendeu.
      Então, parabéns dobrado meu querido e acredito que muitas pessoas que visitam o site estejam morrendo de inveja de um irmão assim.
      Particularmente, "eu estou"... kkkkkk
      Obrigada, pois queria e quero comprar uma, mas estou aqui pensando duas vezes graças a você.
      Tenho um problema de saúde chamado Descolamento posterior de vítreo, não posso sofrer fortes impactos, pois podem provocar um descolamento de retina e agora, graças a vc, consultarei um médico.
      Só queria que soubésse que sua pesquisa não foi em vão e que ajudou mais do que somente sua irmã.
      Beijoks estaladas
      Tania Ramalho

      Excluir
    2. Tânia, obrigado pelas palavras e pode ter certeza que fico muito feliz em saber que de alguma forma minha postagem ajudou alguem.

      Se precisar de alguma coisa, pode me mandar e-mail: rodrigomichelxavier@gmail.com

      Beijos

      Excluir
  4. Nossa parabéns, adorei seu post, estou pesquisando para comprar uma e vc me ajudou muito.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar no meu blog!

Volte sempre!