quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bursite Trocantérica - 3 Semanas de molho!

Contusões.. ops.. Saudações galera!!

Pois é, como o próprio título diz, o diagnóstico do ortopedista foi uma busite trocantérica. É uma inflamação na bolsa sinovial localizada na articulação do fêmur com o quadril, segundo o médico não é nada tão grave, mas merece atenção no tratamento.

Vou tomar antiinflamatório por 5 dias (Alginac 1000), fazer 10 sessões de fisioterapia (comecei ontem) e o pior: ficar 3 semanas sem correr.

Dêem uma olhada no local afetado pela lesão.




Esta bolsa transparente que fica entre o osso e a inserção do músculo é que inflamou.


E é aqui que eu deixo minha dica para que nenhum outro corredor amador fique 3 semanas sem correr: caprichem no alongamento galera, fiquem atentos com os tênis e dê ao corpo o descanso que ele merece após um treino mais forte.


Segundo o ortopedista, o principal fator da minha lesão foi o tênis (capenga) que usei no treino de quarta feira passada, mas também ressaltou a importância de preparar o músculo melhor para corridas mais longas (bom alongamento).


Bom... é isso! Para não ficar totalmente parado, fui autorizado a pedalar, continuar com a musculação (com menos carga e evitando esforço que exija muito da articulação lesionada), fazer exercícios no mini trampolim (Jump) e nadar. Por enquanto nada de impactos.

Vou cuidar direitinho desta lesão pra poder voltar bem daqui três semanas.

Bons treinos à todos.

Abraço.

Rodrigo

11 comentários:

  1. Ihhhh Rodrigo... sei bem o que é essa tal bursite... catice, né! Ainda bem que não é a banda ilio-tibial!!!

    Eita clube sem graça esse dos lesionados!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. oi, rodrigo!!!

    puxa, que pena!!!
    mas ainda bem que não é nada grave!

    boa recuperação!
    daqui a pouco você está de volta aos treinos!
    é um tempo bom pra aproveitar e ler e ver filmes sobre corrida;) ou isso seria muita tentação? ;)

    melhoras!


    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo,

    Pois é corremos nas mesmas corridas! Eu não tenho opções aqui em Paulínia então quando aparece corridas em Campinas eu vou mesmo! Queria te perguntar se sabe a data da MEIA MARATONA DE CAMPINAS. Até agora não vi falar nada sobre ela. Olha, também gostei do seu blog e também estou te seguindo ok.

    Quanto a sua lesão, é como voce disse nada de pressa o negócio agora é se cuidar pra se manter na prática do exercício! pense nesses dias parados como uma férias que voce está aproveitando ok. As vezes é duro ficar parado eu sei! fiquei 2 meses parada pois torci o tornozelo quebrei e ainda rompi ligamento! aff DEUS QUE NOS PROTEJA RSRSRS! BEIJÃO PRA VOCE! E BOA RECUPERAÇÃO!

    ResponderExcluir
  4. Fala, amigo Rodrigo! Mais um parceiro Campineiro corredor, certo?

    Primeiramente, parabéns pelo Blog! Não conhecia e curti bastante!
    Quanto à sua lesão na região do quadril, saiba que passo por um problema parecido já há meses... Não é para te desanimar, não, por favor. E sim, apenas para trocarmos experiências. Já fiz muitas sessões de fisio, acompanhamento particular com especialista, descanso e tenho procurado melhorar a qualidade de meus alongamentos...
    Tudo para tentar me livrar definitivamente deste incômodo. As dores somem. Mas, de tempos em tempos, quando os treinos são mais intensos, elas aparecem, moderadas. Dá para continuar os treinos e participar das provas. Mas, 100% sem dor, já faz tempo que não fico...

    Confira:
    http://www.maratonacorreria.com/2010/03/falta-pouco.html
    http://www.maratonacorreria.com/2009/08/relembrando-meu-recente-historico_19.html

    Um forte abraço, boa recuperação e bons treinos!
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  5. Que nome de inflamação hein... Mas com certeza já está passando, continue firme nos aeróbicos pra não perder condicionamento, abraço.

    ResponderExcluir
  6. Galera, muito obrigado pelo apoio e comentários de todos.

    Minha recuperação está seguindo muito bem. estou fazendo as fisioterapias direitinho, tomando remédio e logo estarei de volta.

    Por equanto estou pedalando e fazendo Jump para não perder o condicionamento.

    Abraços

    Rodrigo Xavier

    ResponderExcluir
  7. Valeu pelas dicas Rodrigo, achei muito interessante, tb estou passando pela mesma situação que a sua, mas de uma forma mais moderada...
    Não estou fazendo fisio, estou aplicando gelo, tomando antiinflamatório e alongando muito, me auto mediquei, pois, já é a segunda vez e estou tendo os mesmo cuidados da primeira vez, ñ quero ficar como meu pai q teve q parar de vez de correr, ñ cuidou da bursite e avançou p/ um desgaste, só ñ consigo parar de correr, acho q o repouso me mataria...rsrs, mas estou bem devagar... com todo cuidado...
    Desejo boas melhoras, se cuida

    ResponderExcluir
  8. ola rodrigo
    eu fiz uma ultrasson que deu o seguinte resultado"bursa trocanterica discretamente espessada com conteudo liquido sugerindo processo inflamatorio bilateral".pretendo fazer o concurso da PM,cuja prova é em junho,e consequentemente o teste fisico é mais pra frente,se eu fizer o tratamento direitinho,será q tenho chance de participar do teste de apitdao fisica caso seja aprovado?

    abraços!!!!

    ResponderExcluir
  9. Fala Leandro! Obrigado pela visita.

    No meu caso eu consegui me recuperar em menos de um mês. Minha lesão também era leve e unilateral. Depois de fazer fisioterapia e tomar anti inflamatório tive um tempo de readaptação aos treinos de corrida e esse processo eu indico pra você. Quando você não sentir mais dores volte as atividades devagar, em caso de corrida invista em um bom tênis (amortecimento é essencial para este tipo de lesão) e não se esqueça de alongar bem e fortalecer as pernas (musculação). Na academia se você mencionar essa lesão, com certeza o professor pode indicar exercícios de fortalecimento especifico para a região afetada.

    Pelo tempo que você ainda tem acredito muito na sua recuperação.

    Boa sorte na recuperação e com as provas da PM

    Abraço.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. alguém sabe dizer o que significa "espessamento de bursa trocantérica" ??? deu isso no meu exame de quadril e eu queria saber o que é??

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar no meu blog!

Volte sempre!