terça-feira, 5 de outubro de 2010

Corrida X Rugas

Saudações, queridos amigos.

Estive pensando estes dias e achei interessante compartilhar algumas informações sobre este assunto um tanto polêmico: A relação entre exercícios de longa duração (nossa querida corrida) e a propensão do surgimento de rugas na pele.

Então aí vai:

Como muitos de nós já sabemos um dos fatores de facilitam o surgimento de rugas é a atuação de substâncias denominadas Radicais Livres, presentes em nosso organismo, nos tecidos.

Mas o que são estes Radicais Livres?

Os Radicais Livres são moléculas altamente reativas, oriundas até do nosso processo respiratório, o bombeamento do oxigênio pelos tecidos liberam estas substâncias que são consideravelmente oxidativas. Estas moléculas quando produzidas em excesso podem ser prejudiciais até mesmo para as células saudáveis do nosso organismo.
Existem muitas formas de sermos afetados pelos tais radicais livres: A Poluição ambiental, a exposição aos raios UV, consumo de cigarros, álcool, sofrimento com estresse e até mesmo em atividades físicas exaustivas.

Epa lá! Até na atividade física??

Isso mesmo! Durante uma atividade física exaustiva o consumo de oxigênio chega a ficar até 20 vezes maior que o normal (condições basais), isso facilita a liberação dos radicais livres por meio do processo metabólico. Por isso é muito comum observarmos que muitos maratonistas, mesmo não tendo uma idade tão avançada, possuem a pele um pouco mais prejudicada com relação as outras pessoas.

Mas então os Radicais Livres são vilões?

NÃO. Estas substâncias são essenciais no organismo, possuem um papel muito importante, como por exemplo o controle de inflamações e o apoio ao sistema imunológico.

Agora é que vem a grande sacada! Você não pensou mesmo que eu iria comparar nossa querida atividade física com fatores tão maléficos como consumo de cigarro, álcool e outros por ai e ficar por isso mesmo não é???

Nosso organismo é suficientemente sábio para reagir contra atuações nocivas à saúde, por isso, naturalmente possuímos mecanismos endógenos (produzidos por nós mesmos) que produzem substâncias controladoras de radicais livres, inibindo ações prejudiciais às células saudáveis do nosso corpo. A atividade física, além da boa alimentação, potencializa a produção destas substâncias mantendo o nosso equilíbrio bioquímico.

Só pra ficar mais claro: o indivíduo pode ter um grande volume de radicais livres com o estresse e também um grande volume de radicais livres no intenso processo respiratório da atividade física, porém, a atividade física estimula MUITO mais o organismo à reagir contra os Radicais Livres do que uma pessoa sedentária e estressada. Yes! Corrida 1 X 0 Sedentarismo.

Mas também, verdade seja dita.

Que a atividade física exaustiva, como maratonas, treinos de longão, etc., aumentam o volume de radicais livres de uma forma tão agressiva que é muito difícil de ser totalmente equilibrada pelo organismo, isso é verdade.

O lado bom é que o processo oxidativo ocorre somente durante a atividade e o processo de controle ocorre com mais eficiência em indivíduos com melhor capacidade metabólica e como todos sabemos não há nada melhor para melhorar o metabolismo do que uma boa prática de esportes.

Então galera, fica o conselho: Caprichem na alimentação, consumam muitas frutas como morango, ameixa, laranja, uva, maça, banana, pêra, melão e também muitos vegetais como repolho, beterraba, brócolis, batata e milho, estes alimentos auxiliam muito na produção das substâncias que controlam a ação oxidativa dos radicais livres. Com certeza o equilíbrio nutricional vai ajudar muito!

Cuidem muito bem da sua pele, utilize protetor solar, se hidrate bastante e dê preferência à treinos em locais mais arborizados e longe da poluição (sei que nem sempre é possível).

Como bastante gente me pergunta sobre isso, achei bacana compartilhar por aqui. Espero que tenha ajudado de alguma forma.

Desejo à todos ótimos treinos.

Rodrigo Michel Xavier

4 comentários:

  1. oi, rodrigo!!!

    adorei a matéria!!!
    eu já tinha lido algo a respeito antes, mas não de um jeito tão bem explicado;)

    o grande desafio mesmo é a questão da alimentação, da suplementação...

    um abraço!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo. Se eu acabar enrugado mas cheio de maratonas e viagens nas costas, tô topando. Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  3. Oh Rodrigo esta é um assunto que preocupa muitos. No meu blog tem um escrito sobre o envelhecimento também, um pouco mais antigo.

    Menino o que podemos dizer é que é bem melhor envelhecer correndo que assistindo TV com um barrigão, sedentário. Nada contra os fortinhos, mas estou falando dos sedentários...risos!

    Abrços

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar no meu blog!

Volte sempre!