sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Garmin 305 Forerunner



Saudações Galera!


Como havia comentado no post anterior, agora estou com um novo aliado para meus treinos de corrida: No inicio de fevereiro chegou meu Garmin 305 Forerunner, uma amigona foi para os EUA nestas férias e eu acabei fazendo a compra pelo amazon.com para entregar no hotel que ela ficou. Depois de muita ansiedade, meu brinquedinho finalmente chegou.

Quando minha amiga foi viajar e me propôs fazer este “esquema” de compra confesso que foi difícil tomar uma decisão sobre qual relógio comprar, estava com uma dúvida cruel para escolher entre o Garmin 405 ou o Garmin 305. Já ouvi muitos elogios sobre o 405, inclusive meu xará José Xavier havia o recomendado, já meu camarada Leo Nista tem um 305 e sempre me mostra os treinos que ele grava no relógio. Como a compra seria feita diretamente pelo site e não pagaria frete a diferença de preço não era tão grande (305 = U$ 128,00 e 405 = U$ 204,00), então depois de pesquisar vários fóruns e pensar muito bem nas características de cada um, cheguei a conclusão de comprar o 305 e vou dizer porque:

No início comecei a listar as características do 405 que o tornava superior ao 305, afinal, pelo preço dele a disparidade seria óbvia. Eu achei o 405 infinitamente mais bonito que o 305, seu tamanho é de um relógio “comum”, a iluminação é muito estilosa, a tecnologia do aro touch impressiona e sua bateria dura muito mais que o 305.

Porém, o que me fez escolher o 305 foi o tal do “custo benefício”, suas funções são bem parecidas com as do 405: monitor cardíaco, controles de treino, a elaboração de treinamentos, manipulação dos dados no software da Garmin, parceiro virtual, etc. Acredito que o fato do 405 ter a estética mais bonita e também ter um aro touch acabava encarecendo o produto, com o 305 eu teria todas as funções necessárias para monitorar o treino por um preço um pouco menor.

Os pontos críticos do 405 que foram definitivos para minha escolha foram:


- Com o tempo o aro touch descasca;

- Se o dedo estiver úmido o touch não funciona ou responde de maneira errada aos comandos;

- Se estiver chovendo o aro deve estar “travado”, pois com as gotas da chuva algumas funções podem ser - ativadas por acidente;

- A tela do relógio é pequena e durante o treino fica um pouco mais complicado fazer a leitura dos dados.


Importante: Que fique claro que não estou criticando o Garmin 405, estou apenas destacando os pontos que não me agradaram observando as minhas necessidades, como já disse conheço algumas pessoas que usam o 405 e acham perfeito.



Diante destes pontos tomei a decisão de ter um relógio com um tamanho um tanto quanto exagerado (rss), mas que atende muito bem as minhas necessidades. Recomendo!

Veja algumas das funcionalidade do relógio:

- Receptor GPS de alta sensibilidade

- Monitor de batimentos cardíacos

- Monitor de velocidade (Pace)

- Monitor de Elevação (Altimetria)

- Monitor de Zona Alvo de Treinamento

- Mapa do treino

- Virtual Partner (treinar contra um competidor digital)

- Percursos (competir contra atividades anteriores)

- Auto Lap (iniciar automaticamente uma nova volta)

- Rolagem automática (virar as páginas de dados durante o exercício)

- Exercícios avançados (criar exercícios personalizados com base nas metas)

- Exercícios simples (inserir tempo, distância e meta de calorias)

- Alerta de ritmo (acionar um alarme quando há variação do ritmo pré-definido)

- Alerta de tempo/distância (acionar um alarme quando atingir o objetivo)

- Treinamento nos intervalos (definir exercícios e descanso nos intervalos)

- Tela(s) personalizável (personalizáveis)


Aproveito pra deixar aqui um agradecimento ao meu amigo Leo Nista que me ajudou muito com as configurações do relógio quando ele chegou e que me ensinou vários macetes sobre as funcionalidades. Valeu mano!


Agora é aproveitar a nova ferramenta e botar o pé no asfalto!

Com o tempo vou postando meus treinos e algumas outras funcionalidades do relógio.

Bons treinos!

Rodrigo.

8 comentários:

  1. Vai postando as novidades sobre o brinquedo para trocarmos informações!!!
    Abraço,
    Thiago Melo
    http://corredoraprendiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!
    Pow Rodrigo, sinceramente eu não sabia que o 305 tinha tantas funções assim.
    Pelo que voce está me falando é quase a mesma coisa que o 405 como voce mesmo relatou o tamanho é exagerado mesmo.Para mim que sou pequena talvez fique exagerado DEMAISDACONTA uai! rsrsr
    Mesmo assim, é meu sonho de consumo ter tanto um quanto outro Garmim, é muito dificil pra gente aqui no Brasil ter um pois os impostos são demais de altos.
    Cheguei a ver nas americanas.com que é uma loja que eu confio e o preço passa de R$ 1.200,00 fico de boca aberta só olhando e namorando e não tenho condições para tanto.
    Eu, coitada!!! uso somente um cronometro simples de uma marca chinfrim mesmo. também é frequencímetro mas não gosto daquela faixa me apertando.
    Bem, enquanto não chega a minha vez de realizar o sonho de ter um Garmim. Fico aqui, lendo seus relatos e torcendo pra que voce aprenda tudo. E quando aprender, me passa viu! pois o meu dia vai chegar...!! ha se vai! rssr
    BONS TREINOS!!!

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Agora mesmo que vai voar na pista com esse novo brinquedo Rodrigo, pois o diferencial do 305 para o 405 é que o 305 a bateria dura 20 horas e o 405 apenas 8 horas...Bons Kms para ti.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Rodrigo!!

    Antes de mais nada....Parabens pelo novo layout do blog!!! Ficou show de bola!!! Posso dizer que me sinto em casa! rsss

    Obrigado também pela citações à mim e ao blog!

    Agora vamos ao que interessa!

    Parabens pelo post mano!!! Era disso que eu estava falando!!! Voce mandou muito, mas muito bem nesse post!

    Assim que tiver oportunidade, vou indicar no meu blog, pois descrição igual a essa, nem no manual deve ter!

    Bons treinos e boa semana!!

    abraços

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br

    ResponderExcluir
  5. Valeu Leo!

    As mudanças no layout do blog só estão assim graças a sua ajuda mano...

    Valeu carinha!!

    Abraço.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo,

    Eu tenho um 305 e o Vinicius o 405. No começo nós iríamos trocar porque o 405 é muito mais bonito e esteticamente ficou melhor no meu braço tb, mas sou muito BIOS (bicho ignorante operando o sistema) e resolvi ficar com o relógio do BEN 10...rs.

    Parabéns pela aquisição e tenho certeza que vc vai melhorar bastante nos treinos. Como sempre digo: esse equipamento só não corre por nós, porque o resto ele faz.

    Bjos,
    Dani
    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodrigo!!!

    O Papai Noel me trouxe um 305 e até hoje babo no aparelho.

    Muito bacana seu post

    Não sei se você já viu, mas a Globo fez uma matéria sobre os relógios com GPS para corredores. O link para o vídeo tem lá no meu blog: http://pacerun.blogspot.com/2011/02/um-viva-ao-garmin.html

    Parabéns pelo Blog.

    Amaral
    www.pacerun.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo

    Acabei de ganhar um 305 e estou super feliz com ele. eu estava querendo comprar o 405, mas a verba é baixinha, baixinha e um corredor de bom coração doou para mim o 305 dele. Fiquei super satisfeita com o aparelho. Estou aprendendo aos poucos a lidar com ele e quem sabe voce que já tem mais tempo com ele poderia colocar no seu blog dicas de como usar mais os recursos dessa ferramenta maravilhosa.
    Sinceramente o 405 pode ser mesmo mais estiloso mas creio que o 305 aguenta muito mais o tranco dos treinos. E com dois dias de uso apenas, eu já estou acostumada com o tamanho dele, tendo em vista que eu sou meio cegueta e uso óculos para mim até ajuda!
    um grande abraço!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por comentar no meu blog!

Volte sempre!